segunda-feira, 11 de junho de 2012

O que são hemorróidas?

Hemorróidas são coxins (grupo de tecidos) contendo estruturas vasculares (vasos sanguíneos) e de sustentação que se localizam dentro do canal anal (ânus) e fazem parte da anatomia normal do ser humano. Quando esses coxins apresentam prolapso (saem pelo ânus durante o esforço para evacuar) ou edema (inchaço, levando ao aumento do volume), temos a doença hemorroidária, chamada popularmente de "hemorróidas". Os principais sintomas da doença hemorroidária são justamente o prolapso (sensação de nódulo no ânus que aumenta ou se exterioriza durante o esforço evacuatório) e também o sangramento, que se caracteriza por sangue vermelho-vivo após a evacuação que suja o papel higiênico ou pinga no vaso, de pequena quantidade e que pára sozinho. Geralmente a doença hemorroidária não causa dor intensa! O tratamento da doença hemorroidária pode ser clínico (medidas de higiene, alterações na dieta, pomadas, banhos de assento, analgésicos, laxativos, etc) ou cirúrgico, a depender do tamanho e dos sintomas. Se você apresenta algum desses sintomas, procure um médico coloproctologista.

sábado, 26 de maio de 2012

A ABRAPRECI, Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino foi criada para divulgar para a população e para os profissionais de saúde informações sobre o câncer de intestino (câncer de cólon e reto ou colorretal) e suas formas de prevenção e diagnóstico precoce. Se diagnosticado em estágios iniciais, esse câncer tem mais de 80% de cura. A incidência do câncer de intestino tem aumentado no Brasil, estando associada aos hábitos alimentares ocidentais (dieta rica em proteínas processadas e carboidratos refinados e pobre em fibras), sedentarismo e obesidade.
Para mais informações, procure o site da ABRAPRECI  http://www.abrapreci.org

domingo, 6 de maio de 2012

Quem deve procurar um coloproctologista?


Os principais sintomas que sugerem doenças do cólon, reto e ânus,  são:

  • sangue nas fezes;
  • constipação (ïntestino preso);
  • diarréia por mais de 3 semanas;
  • urgência para evacuar;
  • dor ao evacuar;
  • incontinência fecal (perda não controlada de fezes);
  • dor recorrente no abdome (barriga);
  • nódulo ou verruga no ânus;
  • saída de secreção pelo ânus ou ao redor dele.
Se você apresenta algum desses sintomas, procure um médico coloproctologista!
 

sábado, 5 de maio de 2012

Dra. Ana Cecília Neiva Gondim - Formação Acadêmica

  • Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Residência Médica em Cirurgia Geral na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
  • Residência Médica em Coloproctologia no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará - HUWC/UFC
  • Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia 

O que é Coloproctologia?

A coloproctologia é uma especialidade médica cirúrgica que cuida das doenças do intestino grosso (cólon), reto e ânus. Para tornar-se um coloproctologista, o médico, após a graduação, deve realizar residência/especialização em cirurgia geral por 2 anos e residência/especialização em coloproctologia por mais 2 anos, estando habilitado a realizar consultas, cirurgias e exames diagnósticos pertinentes à especialidade, como a colonoscopia.